• Regional do Senar em Viçosa capacita mais de 23,6 mil em 2017

    Regional do Senar em Viçosa capacita mais de 23,6 mil em 2017

    O ano termina com mais de 23.600 pessoas capacitadas pelo Senar Minas por meio da Regional de Viçosa. Foram 2.156 cursos e programas especiais gratuitos voltados para a Formação Profissional Rural (FPR) e para a Promoção Social (PS) do homem do campo e seus familiares. Recuperação de Nascentes e Artesanato foram destaque em ambas as áreas de atuação.

    "Este ano foi espetacular. Conseguimos atender muitas demandas do mercado de trabalho e fizemos a diferença. O Senar está sendo bastante procurado para abertura de novas parcerias e para a ampliação na oferta de cursos. É um grande trabalho e, para o próximo ano, vamos nos preparar para atender ainda mais as necessidades do homem do campo", afirmou a gerente regional em Viçosa, Silvana Novais.

    Em 2017, na PS, os cursos de Artesanato em Tecido foram os mais procurados, seguidos pelos de Saúde e Alimentação. De acordo com a gerente regional, houve um crescimento significativo da área da Saúde, com destaque para eventos de Saúde Bucal, Prevenção de Acidentes e Saúde na Terceira Idade.

    Já dentro dos eventos da FPR, o curso mais demandado foi o de Recuperação de Nascentes, seguido de Roçadora. Para Novais, o aumento da procura pela recuperação e conservação de nascentes mostra a preocupação do homem do campo com a falta d'água. Considerando as áreas de atuação, as Atividades de Apoio Agrossilvipastoris saíram na frente, seguidas de cursos de Agroindústria, Pecuária, Atividades Relativas a Prestação de Serviços, Silvicultura e Agricultura.

    Considerando os programas especiais, na área de Promoção Social, houve 125, com o Encontro de Famílias Rurais, Programa Esporte na Escola, Programa Família na Praça e a Campanha de Saúde Bucal. Já entre as iniciativas de formação profissional, estão Jovem no Campo, Agente de Turismo Rural, Gestão com Qualidade em Campo e Negócio Certo Rural.

    Além das capacitações e treinamentos, o Senar Minas ainda deu continuidade ao programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), uma iniciativa inédita no estado que beneficia 600 cafeicultores em 42 municípios, e o curso técnico em Agronegócio pela rede e-Tec no polo de Manhuaçu.

    A Regional de Viçosa ainda marcou presença na Semana do Fazendeiro, tradicional evento do agronegócio em no Brasil, realizado há 88 anos. Foram oferecidos 43 cursos promovidos em 29 áreas. E ainda está em estudado um trabalho conjunto voltado para a cafeicultura nas Matas de Minas entre o Senar Minas e a Fundação Solidaridad, que desenvolve soluções para apoiar agricultores e pecuaristas.

    Os cursos e programas especiais são realizados em parceria com os sindicatos de produtores e trabalhadores rurais e outras entidades situadas em 50 municípios. Os interessados devem procurar a organização cooperada ao Senar na sua região. A lista completa está disponível no site do Senar Minas.



Imagens relacionadas